Fórum Mulher – Marcha Mundial das Mulheres Moçambique manifestam a sua profunda solidariedade para com todas as comunidades afectadas pelas cheias e inundações que assolam várias regiões do país, com particular incidência nas zonas sul e centro de Moçambique.
Neste momento de dor, perdas humanas e materiais, o Fórum Mulher e o secretariado Internacional da Marcha Mundial das Mulheres expressam a sua especial preocupação com a situação das mulheres, raparigas, crianças, pessoas idosas e pessoas com deficiência, que enfrentam impactos desproporcionais em contextos de emergência humanitária. As cheias agravam desigualdades estruturais já existentes, expondo mulheres e raparigas a riscos acrescidos de violência baseada no género, insegurança alimentar, deslocamento forçado e interrupção do acesso aos serviços de saúde, educação e meios de subsistência.
Reconhecemos os esforços das comunidades afectadas, das autoridades locais e nacionais, do INGD, bem como das organizações da sociedade civil e actores humanitários que se encontram no terreno a prestar assistência. Reiteramos, no entanto, a necessidade de respostas humanitárias sensíveis ao género, que assegurem protecção, dignidade, acesso equitativo à assistência e a participação efectiva das mulheres nos processos de resposta, recuperação e reconstrução.
Reafirmamos o nosso compromisso histórico com a defesa dos direitos humanos das mulheres e raparigas, e com a promoção da justiça social, da igualdade e equidade de género e de respostas inclusivas às crises climáticas e humanitárias, colocando as vozes e necessidades das mulheres e raparigas no centro das acções de emergência e resiliência.
Às famílias afectadas, expressamos a nossa solidariedade, força e esperança.
Seguiremos em Marcha até que todas Sejamos Livres.





