Mensagem de Condolências pela passagem para a glória da Dra Maria Alice Mabota

Foi com profunda dor e consternação, que tomamos conhecimento do desaparecimento físico da nossa companheira, militante e amiga Maria Alice Mabota, ocorrido na passada quinta-feira dia 12 de Outubro na Africa do Sul.

As mulheres, jovens, raparigas, o Fórum mulher, membros do Conselho de Direcção e de todas as organizações afiliadas, solidarizam-se com familiares, amigos e todo povo moçambicano pelo falecimento e rogamos a Deus para que conforte os nossos corações, nos dando coragem, força e sabedoria.

Maria Alice Mabota, referência e influente defensora dos direitos humanos, sempre se destacou pelo seu carisma, militância, coragem, ousadia e vontade de contribuir para Democracia, respeito pelos direitos humanos, a particular pela melhoria da dignidade das mulheres. Granjeou simpatia pela frontalidade e abertura para o exercício de cidadania sem medo e temor. Socorreu-se do seu amor pela democracia, aliado à sua formação em Direito para demonstrar e ensinar quais os caminhos à seguir para o pleno exercício de cidadania, em contexto de Direitos humanos.

Sua figura entrava pelas telas de televisão e, enchia as mentes e vidas de milhares de pessoas que se inspiravam e a seguiam como um dos últimos fios de esperança activo em movimento.

Inspirou-nos! ensinou-nos! Aprendeu e compartilhou sempre o seu conhecimento. Exerceu a sua função, missão e propósito com garra e excelência.

Maria Alice Mabota nasceu em 1949, em Maputo, onde formou-se em direito. Em  1995, fundou a Liga Moçambicana dos Direitos Humanos, na liderança desta organização estabeleceu-se como uma das vozes mais populares da sociedade civil de  Moçambique, na denúncia de violação de Direitos Humanos e corrupção.

A Liga dos Direitos Humanos, em conjunto com Fórum Mulher e outras organizações da sociedade civil moçambicana, organizou inúmeras marchas de protesto pela paz, igualdade e contra a corrupção na capital moçambicana. No decurso disso, recebeu numerosas ameaças de morte e insultos públicos, pela sua forma  de ser e estar, forte  e vigorosa em prol dos Direitos Humanos.

Por causa dessa luta, a Dra. Maria Alice Mabota foi distinguida, em  2010, nos  Estados Unidos da América com o prémio Internacional  de Mulheres de Coragem.

A sua morte aos 74 anos de idade, acontece num contexto de turbulência e agitação no nosso país, mas igualmente num momento de nova esperança, onde a sua semente da justiça brota e ecoa nos milhões de Moçambicanos que clamam por Justiça.

A Dra. Maria Alice Mabota deixa um legado de muito trabalho e as marcas de uma Mulher aguerrida, com muita vontade de trabalhar em prol dos Direitos Humanos para todos.

O FÓRUM Mulher roga para que Deus, em sua infinita bondade e misericórdia, conforte o coração do seu esposo, filhos, mãe, familiares e amigos.

Paz a sua alma, Dra. Maria Alice Mabota viverás para sempre nos nossos corações e na Família do FÓRUM Mulher.

Bem haja o seu trabalho, a sua coragem e força!

Seguiremos em Marcha Até que Todas Sejamos Livres!

 

Maputo, 18 de Outubro, 2023.

 

 

 

 

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.