Maputo Acolhe Conferência Crucial sobre Saúde Sexual e Reprodutiva de Mulheres Jovens
Maputo é palco, de 26 a 28 de maio de 2025, de uma conferência focada no acesso das mulheres jovens aos serviços de saúde sexual e reprodutiva (SSR) em contextos de crise. A iniciativa é organizada pelo Coletivo Lusófono Feminista, uma aliança composta pelo Fórum Mulher, MovFemme @movfemme (Moçambique) e @coletivomangueiras Coletivo Mangueiras (Brasil).
O evento reúne jovens de Moçambique, Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Brasil, sublinhando a urgência da presença de jovens, activistas e defensores da igualdade de género nestes debates. O objetivo é partilhar experiências e propor soluções que garantam um futuro mais justo, transformador e sustentável para todos.
O Colectivo Lusófono Feminista visa fortalecer os laços de aprendizagem e solidariedade entre jovens dos países lusófonos do Sul Global, abordando temas de justiça de género e saúde sexual e reprodutiva.
O acesso integral a estes serviços é um desafio global, especialmente para mulheres jovens e raparigas, que enfrentam barreiras como desinformação, discriminação e estigmatização. Estes obstáculos são ainda mais acentuados nos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) devido às realidades sociais e culturais locais.
Facebook
Twitter
LinkedIn









