Instituições machistas não podem fazer justiça para a mulher – Vitalina Papadakis

Instituições que tomam decisões machistas jamais serão capazes de fazer justiça às mulher, afirma Vitalina Papadakis, juíza desembargadora.

Vitalina Papadakis, membro do Fórum Mulher falava hoje em Maputo, no seminário de reflexão em torno da legislação atinentes à Violência Baseada no Género (VGB).

A reflexão acontece da implementação de da Iniciativa Spotlight, realizado em parceria com a Comissão dos Assunto Sociais, do Género, Tecnologia e Comunicação Social da Assembleia da República.

De acordo com Vitalina, é preciso pensar em como se vai obrigar as meninas vítimas de violência baseada no gereno.

“Uma menina vítima de violência, foi colocada numa casa de idosos, mas lá tambem foi violada. O que estamos a fazer?”, exemplificou.

Ainda de acordo com a juíza-desembargadora, não faz sentido que uma vítima seja ela a entregar a intimação ao agressor, que é seu parceiro.

Se uma mulher sair de casa, é visto como abandono de lar, disse, acrescentando que a anterior proposta de lei entregue ao parlamento previa que o agressor devesse sair de casa.
“O parlamento não passou essa proposta, e fica a ideia de que estamos a agredir o agressor”, referiu.

A ideia é que a incomodada se retire, mas está errado. Isto desincentiva as queixas.

A juíza desembargadora nota com tristeza o crescimento do discurso anti – empoderamento das mulheres nas redes sociais e com muitos adeptos.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.