FAFI inaugura Mural pelo fim da violência em Inhambane

O Fórum das Associações Femininas de Inhambane (FAFI) inaugurou nesta terça-feira, 21 de Dezembro, o Mural em prol do fim da violência praticada contra mulheres e raparigas, na cidade de Inhambane.
O Mural, pintado pelas mulheres de Inhambane co-adjuvadas pelo artista plástico Azevedo, reflecte as diferentes lutas travadas pelas mulheres nas comunidades da província.
A pintura iniciou a 08 de Dezembro, e é realizada no âmbito dos 16 dias de activismo pelo fim da violência contra as mulheres e raparigas.
O quadro comporta mensagens que apelam ao respeito pelos direitos humanos das mulheres, empoderamento das mulheres (político, social, económico e cultural), bem como imagens demonstrativas das lutas e conquistas.
O Mural é mais uma ferramenta artística para chamar atenção da sociedade sobre a necessidade de combater todas as formas de discriminação e violência contra as mulheres.
A cerimónia de inauguração do Mural teve lugar na Escola Primária Completa 07 de Abril, da cidade de Inhambane, com o lema “não à violência contra a mulher e rapariga”.
O evento contou com uma série de actividades que visavam enaltecer os direitos das mulheres e raparigas na comunidade através de dança tradicional, poesia, exibição da peça teatral.
A evento serviu também para sensibilizar as pessoas para o combate a todo o tipo de violência baseada no género praticada contra a mulher e rapariga dando a conhecer a Lei da violência doméstica, Lei das uniões prematuras e Lei do aborto Seguro.
A vereadora do município de Inhambane Joaquina Namburete, disse na ocasião que as mulheres “devem unir forças para que juntas possam acabar com a humilhação, o crime e principalmente com as uniões prematuras que tem adiado os sonhos de várias raparigas”.
Por seu turno, a Secretária Permanente da Província de Inhambane, Biarina Trapecia, congratulou todas as actividades realizadas em prol da inauguração do mural e frisou que a sensibilização nas comunidades deve ser fortificada todos os dias.
O evento contou com a participação de 182 pessoas, das quais 161 mulheres e 21 homens.
A inauguração do Mural acontece no âmbito do projecto “Enriquecendo a participação activa da sociedade civil para promoção da Igualdade de Género e o Empoderamento das mulheres e Raparigas “do Programa de Apoio aos Actores Não Estatais (PAANE).
Refira-se que o projecto é implementado pelo consórcio composto pelas organizações Fórum Mulher, WLSA Moçambique, Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança (ROSC), Associação Moçambicana de Mulheres de Carreira Jurídica (AMMCJ), Fórum das Associações Femininas de Inhambane (FAFI), Fórum Organizações Femininas do Niassa (FOFEN), Associação de Mulheres Paralegais de Tete (AMPT), Rede de Protecção da Criança em Sofala (SOPROC), e o Centro Informazione e Educazione Allo Sviluppo ONLUS (CIES), que conta com apoio da União Europeia em Moçambique, no contexto do PAANE II.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.