Activistas beneficiam de formação sobre Índice Municipal do Género

Vinte activistas do Fórum das Associações femininas de Inhambane (FAFI) estão a beneficiar de uma capacitação sobre o funcionamento do Índice Municipal de Género (IMG) – um instrumento que serve para medir as políticas públicas sobre questões do género.

Trata-se de um exercício que visa capacitar os activistas na recolha de dados fiáveis junto às comunidades e aos decisores políticos para a elaboração do IMG.

O IMG é um instrumento de política autárquica que possibilitará o registo dos progressos feitos anualmente relacionados com às condições sócio-económicas, que marcam a vida das mulheres e dos homens residentes numa determinada autarquia, bem como das iniciativas desenvolvidas para as melhorar, particularmente, no que diz respeito ao combate à VBG, às uniões prematuras e à implementação da Lei sobre Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG).

A capacitação está a ser facilitada pela equipa de consultores do IMG visando igualmente munir as activistas para advogar de forma contínua com as lideranças municipais a responder os problemas de desigualdade do género.

A formação iniciou-se nesta segunda-feira com duração de dois dias, beneficiando 20 activistas de Massinga e Inhambane, incluindo as duas operadoras de campo e a coordenadora provincial.

A formação foi realizada no âmbito do projecto Enriquecendo a participação activa da sociedade civil para promoção da Igualdade de Género e o Empoderamento das mulheres e Raparigas do Programa de Apoio aos Actores Não Estatais (PAANE).

Refira-se que o projecto é implementado pelo consórcio composto pelas organizações Fórum Mulher, WLSA Moçambique, Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança (ROSC), Associação Moçambicana de Mulheres de Carreira Jurídica (AMMCJ), Fórum das Associações Femininas de Inhambane (FAFI), Fórum Organizações Femininas do Niassa (FOFEN), Associação de Mulheres Paralegais de Tete (AMPT), Rede de Protecção da Criança em Sofala (SOPROC), e o Centro Informazione e Educazione Allo Sviluppo ONLUS (CIES), que conta com apoio da União Europeia em Moçambique, no contexto do Programa de Apoio aos Actores Não Estatais (PAANE II).

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.