Evento Nacional Simultâneo De Auscultação Das Mulheres No Âmbito do Dialogo Nacional Inclusivo

Evento Nacional Simultâneo De Auscultação Das Mulheres No Âmbito do Dialogo Nacional Inclusivo

Decorreu entre os dias 4 e 5 de Fevereiro, num exercício de cidadania que uniu centenas de mulheres moçambicanas o Encontro Nacional de Auscultação das Mulheres, no âmbito do Diálogo Nacional Inclusivo, concebido e co-coordenado pelo Fórum Mulher, CESC, MASC, ONU Mulheres, Oxfam, CIP, FDC, ROSC, AMMD, AMJUIZA, LAMBDA em parceria com Redes e Organizações de Mulheres a nível provincial, nomeadamente: NAFET, FAFI, MUCHEFA, FOFEN, OPHENTA, LEMUSICA, GMPIS, PROMURA e NAFEZA, em estreita coordenação com a Comissão do Diálogo Nacional (COTE).
 
Com o objectivo de garantir amplitude territorial, diversidade de experiências e inclusão de múltiplas vozes, o Evento Nacional Simultâneo das Mulheres constituiu um mecanismo de participação, permitindo recolher, em tempo real e a partir de todo o território nacional, contributos, recomendações e propostas de reforma directamente das mulheres.
 
O encontro destacou-se pela diversidade e representatividade das participantes, incluindo mulheres jovens, mulheres rurais, mulheres deslocadas, mulheres com deficiência, mulheres LBTQI+, do sector informal, entre outras, reforçando a importância de um diálogo nacional verdadeiramente inclusivo.
“Este diálogo é mais do que política. É reconhecer que cada rosto feminino é um mapa de resiliência e cada voz um eco que chama à mudança”, destacou Rafa Machava, presidente do Fórum Mulher, durante a abertura do evento.
 
Organizadas por eixos estratégicos, as participantes sintetizaram prioridades em quatro áreas: nos Recursos Naturais, o foco incidiu sobre o direito à terra e a partilha de receitas extractivas; na Justiça, exigiu-se a especialização de tribunais em crimes de género e apoio jurídico gratuito. Na Economia, as propostas centraram-se na protecção do sector informal e no crédito para a mulher rural, enquanto na Segurança, priorizou-se a protecção de deslocadas e a inclusão feminina na mediação da paz.
 
Este evento, faz parte de uma série de acções planificadas, para assegurar o amplo envolvimento das mulheres, incluindo a produção de documentos de posicionamento analíticos e técnicos que serão submetidos à COTE.
Get Exclusive Discounts and More!

Join Our Newsletter

Sign up for our newsletter to stay updated on our latest pool cleaning and maintenance services. As a subscriber, you’ll receive exclusive discounts, special offers. Enter your email below to join our community!

Keeping your community clean and green, one pickup at a time for a healthier tomorrow for a clean earth & clear future.

Address :

Info :