Palestra sobre Higiene Menstrual na Escola Secundária Nelson Mandela
O Coletivo Feminista Lusófono realizou, nesta quarta-feira, uma importante palestra sobre higiene menstrual na Escola Secundária Nelson Mandela, em Maputo. O evento, que se enquadra nas celebrações do Dia Internacional da Higiene Menstrual (ou Dignidade Menstrual), teve como objetivo principal alertar para a importância da saúde menstrual e para a urgente necessidade de acesso a produtos de higiene adequados para pessoas que menstruam em situação de vulnerabilidade.
A palestra fez parte de uma conferência mais ampla sobre o acesso das jovens aos serviços de saúde sexual e reprodutiva em contextos de crise, organizada pelo Coletivo Lusófono Feminista, que é composto pelo Fórum Mulher (Moçambique), MovFemme (Moçambique) e Coletivo Mangueiras (Brasil).
O Coletivo enfatiza a relevância da participação de jovens, ativistas e defensores da igualdade de género nestes debates, visando a partilha de experiências e a proposição de soluções para um futuro mais justo e sustentável. O grupo busca fortalecer os laços de aprendizagem e solidariedade entre jovens de países lusófonos do Sul Global, abordando os desafios do acesso integral à saúde sexual e reprodutiva, que são agravados por desinformação, discriminação e estigmatização, especialmente nos países da CPLP.
Participaram do evento jovens de Moçambique, Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Brasil, evidenciando o caráter abrangente e colaborativo da iniciativa.









