Sob o lema: “Para que nenhuma rapariga ou mulher fique de fora: vamos tornar as nossas cidades seguras!” “Tornemos o mundo laranja, escute o seu próximo” decorre, pela primeira vez na cidade de Nampula, o I Fórum Municipal sobre Género, Cultura, Segurança Urbana e Políticas Públicas para Rapariga e Mulheres Jovens.
O evento com duração de dois dias é organizado pela ASCHA (Associação Sócio Cultural Horizonte Azul), OPHENTA (Associação Moçambicana de Mulher e Apoio a Rapariga) em coordenação com o Fórum Mulher.
O I Fórum Municipal sobre Género, Cultura, Segurança Urbana e Políticas Públicas para Rapariga e Mulheres Jovens é um espaço de reflexão do quotidiano, de construção de alternativas, de auto – organização e enfrentamento dos problemas que afligem as mulheres, jovens e raparigas nas suas comunidades. Um exercício de cidadania, de conjugação de sinergias, de respeito, amor, empatia, solidariedade e partilha de iniciativas, programas, projectos, políticas públicas, leis que visem a melhoria das vidas, melhoramento da participação politica das raparigas e mulheres jovens no desenvolvimento das comunidades, dos Municípios e do país no seu todo.
Este espaco é promovido pelas tres organizações que têm estado a trabalhar em prol da redução do impacto negativo das desigualdades sociais. Em particular na defesa dos direitos humanos das mulheres, jovens e raparigas.