Notícias

III CIMEIRA NACIONAL DE ENTREGA DE PRÉMIOS DE BOAS PRÁTICAS DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROTOCOLO DA SADC

20150610 102809 Cimeira

A GenderLinks(Pela Igualdade e Justiça) realizou nos dias 09 e 10 de Junho a sua  III Cimeira Nacional de Boas Práticas no Âmbito da Implementação do Protocolo sobre Género e Desenvolvimento da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Durante esta Cimeira fez-se a apresentação do Barómetro de Moçambique de 2015 (que é um Relatório Anual que contém 11 áreas temáticas, nomeadamente: Direitos Constitucionais e Legais, Governação, Educação e Empoderamento Económico, Justiça Económica, Violência Baseada no Género (VBG), Saúde, HIV e SIDA, Paz, Segurança e Resolução de Conflitos, Media, Informação e Comunicação, Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável, e Implementação.

Estiveram presentes Representantes de Instituições do Governo (Ministrado do Género, Criança e Acão Social- Carmelinda Namashiliua) Organizações da Sociedade Civil, membros parceiros de cooperação do Fórum Mulher, Comunicação social, académicos entre outros segmentos da sociedade.

Esta Cimeira visava acima de tudo, analisar os progressos feitos pelo país no alcance da Igualdade de Género. Deste modo, antes deste evento, muitas das organizações da Sociedade Civil ali presentes (incluindo às Baseadas na Fé) foram convidadas a apresentar as suas Boas Práticas de Implementação do protocolo em diversas categorias como: a campanha50/50 e Agenda pós 2015, Empreendedorismo, Media, VBG, etc. É importante salientar que a/os vencedora/es a nível nacional tem a possibilidade de concorrer na Cimeira regional que este ano irá realizar-se em Agosto, depois da Cimeira dos Chefes de Estado…

A GenderLinksé uma organização não-governamental sediada na África do Sul, que assim como o Fórum Mulher, está comprometida com a igualdade de género, promoção dos direitos da mulher. E tem vindo desde 2013,  a realizar anualmente Cimeiras Nacionais, de boas praticas. 

Mais artigos...