HomeSobre nós

Sobre nós

 

Fórum Mulher: perfil organizacional

Estrutura da rede

 

O Fórum Mulher (FM)  é uma rede para a promoção da igualdade de género e dos direitos humanos das mulheres em Moçambique. É uma organização não-governamental de direito privado e sem fins lucrativos, constituída em 1993, com cerca de 35 membros efetivos, que são organizações nacionais de sociedade civil . O FM está sediado em Maputo e tem um gabinete responsável por executar o programa, sob supervisão do Conselho de Direção que representa as organizações membros. O FM está representado em todas as províncias do País, quer através de núcleos provinciais, quer através de organizações locais funcionando como pontos focais. 

 

 

Identidade Feminista

O processo estratégico desenvolvido no período de 2009 a 2013 vem fortalecendo o Fórum Mulher numa perspetiva político-ideológica, tendo assumido uma perspectiva feminista em seus Estatutos. O presente processo estratégico trouxe as reflexões em torno desta abordagem que reforça o papel das mulheres como sujeitos políticos para transformação das suas vidas e da sociedade, tal como o texto abaixo reflete:


 

 

‘‘Como Fórum Mulher identificamo-nos como organização feminista porque reconhecemos que é a forma de nos tornarmos sujeito, integrando todos os sujeitos, neste campo de luta pelos direitos das mulheres. É a forma de celebrarmos a nossa identidade feminista e política. Reconhecemos que a luta pelos direitos das mulheres é essencialmente política e o processo de designação também é político. A opção de nos chamarmos feministas coloca-nos numa posição ideológica. Ao identificarmo-nos como feministas, politizamos a nossa luta pelos direitos das mulheres, questionamos a legitimidade das estruturas que mantêm a subordinação das mulheres e desenvolvemos ferramentas de análise e acção transformadora. 
 
Reconhecemos que como feministas temos múltiplas e variadas identidades – somos do norte, do centro e do sul, de todas as idades, de vários grupos étnicos, religiões e cor de pele, e lutamos por mudar as nossas vidas e as vidas de todas as mulheres.  A afirmação da nossa identidade feminista não tem “se”, “mas” ou “porém”. Somos feministas e juntas seguimos construindo essa identidade, através das nossas práticas individuais, colectivas e institucionais.
 
O nosso entendimento sobre feminismo coloca-nos pressupostos para desafiar o Patriarcado como sistema de autoridade masculina que legitima a opressão das mulheres através das instituições sociais, económicas, legais, culturais, religiosas e militares. O acesso e controlo dos homens sobre os recursos e benefícios na esfera pública e privada encontra a sua legitimidade na ideologia da dominação masculina. O patriarcado varia no tempo e no espaço e de acordo com a classe, raça, etnia, religião, relações globais-imperiais e estruturas. Na conjuntura actual, para desafiar o patriarcado necessitamos desafiar outros sistemas e formas de opressão e exploração que se apoiam mutuamente.

 
 
O nosso entendimento sobre Patriarcado é fundamental para nós, porque dá-nos as condições para exprimirmos as relações de exploração e totalitaristas que afectam as mulheres. A ideologia patriarcal possibilita e legitima a condição das mulheres por estabelecer a estrutura social com supremacia masculina. A nossa tarefa ideológica é lutar por compreender este sistema e a nossa tarefa política é lutar por eliminá-lo. O nosso foco é e deve sempre ser a luta contra o sistema patriarcal e não a luta contra os homens ou as mulheres individualmente. Portanto, como feministas, definimos o nosso trabalho como um investimento  de energia individual, colectiva e institucional na luta contra todas as formas de opressão e exploração patriarcal de diversas formas e aos diferentes níveis.’’

O processo de construção e fortalecimento desta identidade é permanente, dinâmico e assenta em valores feministas de igualdade, empatia, luta, respeito, coragem, liberdade, transparência, justiça social, solidariedade e autonomia de escolha, para reafirmar a dignidade da pessoa humana como o principal bem da humanidade.

 

Partilhar

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Sondagem

É feminista

Sim - 66.7%
Não - 33.3%

Conhece o fórum mulher?

Sim - 100%
Não - 0%
Talvez - 0%