A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Campanha dos 16 dias de activismo

Novembro 25 - Dezembro 10

Navegação do Evento

O que é a campanha

Realizada desde 1991, em 130 países, a Campanha dos 16 dias de activismo pelo fim da Violência Contra Mulher e Raparigas busca estabelecer um elo simbólico entre a violência contra a Mulher e os direitos humanos das mulheres, enfatizando o fortalecimento da autoestima da mulher e seu empoderamento como condições para romper com as situações de violência. Por essa razao, em Moçambique, a Campanha adota como slogan “Basta de violência! Cultiva paz em sua Casa, comunidade e sociedade”

Porque 16 dias

Não é por acaso que os movimentos feministas e de mulheres escolheram como marco da Campanha o período compreendido entre os dias 25 de Novembro e 10 de dezembro, Quatro datas significativas na luta pela erradicação da violência contra as mulheres e garantia dos direitos humanos estão inseridas entre os 16 dias.

25 De Novembro: dia Internacional da Não-violência contra as mulheres

Este dia foi escolhido para lembrar os violentos assassinatos das irmãs Mirabal ( las Mariposas). Esses assassinatos fora denunciados no primeiro encontro feminista da América Latina e Caribe organizações em Bogotá em julho de 1981.

06 de Dezembro: massacre de Mulheres em Montreal

No dia 6 de dezembro de 1989 aconteceu o massacre de 16 estudantes da Escola Politécnica de Montreal. Alem desse facto, essa data também inspira a mobilização mundial da Campanha do Laço Branco que representa o Dia Internacional de Luta dos Homens pelo Fim da Violência contra as mulheres

1 De dezembro: Dia Mundial de Combate a SIDA

Este dia tornou-se uma data representativa por dois motivos: primeiro refere-se à necessidade desproporcionarmos a educação e provermos a tomada de consciência sobre a doença de forma mais abrangente para toda a população e o segundo motivo de relacionar-se ao crescimento preocupante de casos de mulheres contaminadas.

10 De Dezembro: Dia Internacional dos direitos Humanos

Esta data nos leva a pensar sobre inúmeros tratados e dispositivos que a sociedade civil juntamente com o Estado vem legitimando para a protecção dos direitos fundamentais. É importante salientarmos que violência contra a mulher é uma violação dos direitos.

Detalhes

Início:
Novembro 25
Fim:
Dezembro 10

Organizador

Fórum Mulher
Telefone:
848066272
Email:
forum@forumulher.org.mz
Site:
www.forumulher.org.mz

Local

Cidade de Nampula
Nampula, Moçambique + Mapa do Google
Site:
www.forumulher.org.mz