Conferência Nacional das Mulheres Rurais

Sob o lema “Ampliando vozes, fortalencendo o movimento das mulheres rurais na defesa da terra, reucrsos naturais e sementes”, cerca de 100 mulheres rurais, oriundas de todas as províncias do pais juntaram-se na Conferência Nacional das Mulheres Rurais que decorre desde hoje, 2 de Outubro, na cidade de Chimoio,  em Manica.
Durante a abertura da actividade, Achia Camal, Vice presidente do Concelho de Direccão do Förum Mulher, afirmou que o acesso a informação έ uma das  principais ferramentas para a mulher usufruir dos seus direitos na totalidade. “ este  έ  o momento  massificarmos a divulgação adequada da informação sobre os direitos de uso e aproveitamento da terra e outros recursos naturais pelas mulheres”, disse.

Sobre o envolvimento das mulheres em processo políticos, Achia, entende que,  apesar das Mulheres, em Mocambique,  serem as principais utilizadoras da terra e de outros recursos naturais (agricultura, lenha, água, plantas medicinais, barro, etc…), geradoras de rendas e veicúlo de disseminação de valores e de educação na família, as decisões dentro dos agregados familiares são, em geral, tomadas pelo chefe da família que é homem.
Por isso, esta conferencia, vêm como oportunidade que as mulheres rurais tem,  de colectivamente fazer um plano que possa obrigar o governos a tomar decisões concretas sobre a vida das mulheres rurais. “ esperamos  influenciar a sua integração nas políticas e consequentemente provocar mudanças de comportamento e de atitude dentro das famílias, das comunidades e da sociedade em geral visto que a cima da metade das Mulheres Moçambicanas trabalham com a terra”, afirmou.
A conferência Nacional da Mulher Rural  é uma iniciativa das mulheres rurais coordenadas pelo Forum Mulher, Forum Mocambicando das Mulheres Rurais ( FOMMUR) em parceria com a Lemusica e Actionaid que visa criar um espaco democrático onde as trabalhadoras da terra possam levantar as suas demandas, debater seus problemas, ampliar suas vozes e construir de forma colectiva as estratégias para responder aos actuais dessfios que se colocam a este grupo.